A importância de projetos sociais para as empresas

Descubra como investir em responsabilidade social empresarial com ações capazes de transformar o seu negócio e o futuro da sociedade ao mesmo tempo.

Sabia que as empresas privadas reúnem a maior parte das pessoas trabalhadoras do mundo, bem como representam alguns dos grupos econômicos mais relevantes no cenário global? Partindo disso, já dá para entender que o potencial das organizações no impacto social é imenso e precisa ser direcionado para a construção de uma realidade melhor

Seja uma empresa de pequeno, médio ou grande porte, o CAMP Pinheiros está aqui para ajudar o seu negócio a ser socialmente responsável e fazer parte da mudança que queremos construir. 

Para começar, é importante entender o que é responsabilidade social corporativa, empresarial e ambiental, a fim de direcionar esforços e promover iniciativas orientadas a cada uma dessas áreas.

 

Responsabilidade social corporativa, empresarial e ambiental

 

Para que a questão de responsabilidade seja bem estruturada e apresente resultados positivos, é preciso compreender o tema de maneira completa. Assim, cada abordagem tem as suas particularidades, mas as três sempre convergem para o mesmo propósito e exercem influência uma sobre a outra.

De maneira resumida, funciona assim: a responsabilidade social corporativa tem a sua preocupação voltada para o interior, ou seja, as colaboradoras e os colaboradores da empresa; já a responsabilidade social empresarial tem uma proposta que ultrapassa a própria organização, cuidando de reduzir ao máximo possíveis impactos negativos causados pelo produto ou ações da empresa; por fim, a responsabilidade social ambiental foca em projetos direcionados para a sociedade e o meio ambiente, utilizando a força da organização para transformar realidades. Assim, assumir o protagonismo dessas ações sociais é o que move as empresas a cuidarem do futuro hoje.

O que são Ações Sociais

 

As ações sociais são atividades que impactam a sociedade de maneira positiva, podendo estar ou não ligadas ao objetivo estratégico do negócio. Projetos como o Programa de Aprendizagem e o Centro Dia para Idosos do CAMP Pinheiros são exemplos de iniciativas que a sua empresa pode apoiar para fazer a diferença na vida de milhares de pessoas. Conheça mais!

Programa de Aprendizagem

 

Esse programa cria oportunidades de emprego para adolescentes e jovens entre 14 e 24 anos, bem como para pessoas com deficiência, que buscam entrar no mundo do trabalho e dar o primeiro passo na sua formação profissional.

Esse é também um excelente meio de a sua empresa promover a diversidade e a inclusão, impulsionando a representatividade e incentivando um ambiente de trabalho aberto a ideias plurais.

Oficinas de Geração de Renda

 

Nessas oficinas, jovens e adultos adquirem competências, habilidades práticas e conhecimentos técnicos para empreender e exercer uma profissão: cursos de viabilidade financeira, geração de fluxos e minimização de impacto ambiental.

Voltadas para as áreas de beleza, elétrica e culinária, as oficinas estimulam a atividade econômica de forma cooperada, associada ou individual, bem como a criação de negócios próprios.

Centro Dia para Idosos

 

O Centro Dia para Idosos é um projeto em parceria com a Prefeitura de São Paulo que atende e desenvolve atividades voltadas para o auxílio no processo de envelhecimento.

Com o objetivo de fomentar o empoderamento e autonomia da terceira idade, as pessoas atendidas são indicadas pelas redes socioassistenciais para participarem de práticas lúdicas, físicas, artesanais, musicais e digitais.

Benefícios das ações sociais nas empresas

 

O engajamento das organizações com projetos de responsabilidade social agrega valores que vão desde o aumento do senso de pertencimento de colaboradores e colaboradoras até a melhora da imagem da empresa com clientes. Comprometer-se com a transformação real é um jeito de se conectar com outras pessoas que compartilham dessa meta, ampliando a retenção de talentos e impulsionando a produtividade e a performance das equipes. Tudo isso resulta em um reconhecimento maior da sua empresa no mundo corporativo e, consequentemente, no crescimento do seu negócio.

Atualmente, tanto a sociedade quanto o mercado de trabalho reconhecem a importância do posicionamento empresarial para a mudança efetiva da realidade e a construção mais consciente do futuro de todas e todos. Junte-se a nós nesse movimento: apoiando as causas do CAMP Pinheiros, você incentiva a educação e a formação de profissionais, auxilia jovens e adolescentes em situação de vulnerabilidade social a melhorarem a sua condição financeira e proporciona para pessoas idosas maior qualidade de vida durante a terceira idade, entre diversos outros projetos sociais.

Seja uma empresa parceira do CAMP Pinheiros

 

O CAMP Pinheiros é uma instituição sem fins lucrativos que atua no desenvolvimento pessoal e profissional de jovens e adolescentes desde 1978 e já ajudou mais de 1.000 empresas a inserirem mais de 17 mil jovens no mercado de trabalho por meio do Programa de Aprendizagem. Além disso, desenvolvemos projetos sociais pensados para jovens, adultos e idosos que já impactaram a vida de mais de 50 mil pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

Conheça as vantagens de empresas que contratam jovens aprendizes com o CAMP Pinheiros:

  • Contratação de aprendiz com início imediato.
  • Triagem e encaminhamento de candidatas e candidatos previamente qualificados.
  • Desenvolvimento de aprendizes conforme o perfil da sua empresa.
  • Suporte para pessoas gestoras.
  • A sua marca associada a um programa social de política pública reconhecido.
  • Protagonismo no desenvolvimento socioeconômico do País.
  • Facilitação no Programa de Aprendizagem.
  • Oferecimento de conteúdos teóricos alinhados às práticas da sua empresa.
  • Imersão na missão e nos valores do seu negócio.
  • Bandeira de empresa apoiadora dos demais serviços e programas do CAMP Pinheiros com famílias e pessoas adultas e idosas.
  • Um passo a mais para a certificação ESG

 

Vamos conversar?

 

Fale com a nossa equipe, tire as suas dúvidas e comece essa parceria. Você pode entrar em contato pelo telefone (11) 3814-1402 ou preencher o nosso formulário abaixo.

Faça parte e transforme vidas

Continue lendo:

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.