Contrate o Melhor Jovem Aprendiz | Camp Pinheiros

Lei do Jovem Aprendiz [Atualizada] – Guia Super Prático para Entender

Procurando detalhes sobre a Lei do Jovem Aprendiz atualizada para 2021? Confira tudo no post abaixo:

 

Criada em 2000, a Lei do Jovem Aprendiz é um programa de inclusão social e profissional que dá a oportunidade de ingresso no mercado de trabalho para jovens entre 14 e 24 anos, e que também garante a eles o treinamento necessário para que possam atuar em seu ambiente de trabalho.

Contudo, ainda há poucas empresas que fazem uso do sistema, apesar de ser previsto por lei e de sua importância tanto de caráter social quanto profissional.

Se sua empresa está avaliando posições e atividades, uma das opções é contratar e desenvolver um jovem aprendiz de acordo com a cultura da empresa.

Confira nesse post o que você precisa saber sobre a Lei do Jovem Aprendiz Atualizada e como contratá-los.

O que é a Lei do Jovem Aprendiz [Atualizada]?

A Lei do Aprendiz determina que empresas devem contratar jovens, na condição de aprendizes, para compor seu quadro de funcionários. Ela é estabelecida pelo texto da Lei nº10097/2000 de 19 de Dezembro de 2000. De forma resumida, o artigo 429 traz:

“Os estabelecimentos de qualquer natureza são obrigados a empregar e matricular nos cursos de Aprendizagem número de aprendizes equivalente a cinco por cento, no mínimo, e quinze por cento, no máximo, dos trabalhadores existentes em cada estabelecimento, cujas funções demandem formação profissional.”

Mas o que isso quer dizer? Simplificando, esse artigo determina que empresas com mais de sete funcionários tem a obrigação legal de ter, no mínimo, 5% de seu quadro formado por jovens aprendizes e, no máximo 15% para funções que necessitam de formação profissional.

Microempresas (ME), empresas de pequeno porte (EPP) e entidades sem fins lucrativos são a exceção, podendo optar pela contratação de jovens aprendizes ou não.

A lei permite que o jovem tenha um acesso mais cedo ao mercado de trabalho e dá a ele condições para que possa se aprimorar no aprendizado de uma função ao mesmo tempo em que ainda tenha contato com ambientes de convivência com outros jovens, como a escola.

lei do jovem aprendiz atualizada

O que está previsto na lei do Jovem Aprendiz atualizada?

Primeiramente, devemos nos atentar ao fato de que é necessária a elaboração e cumprimento do contrato de aprendizagem, assinados entre o jovem aprendiz e a empresa responsável. Dentro deste contrato, ficam acordados termos como a assinatura da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) do aprendiz por parte da empresa ou da instituição formadora.

Além disso, o contrato visa, ainda, que o jovem deve estar matriculado no Ensino Fundamental ou Ensino Médio, com registros de sua matrícula, bem como notas e frequência, além da inscrição em programa de aprendizagem em entidade formadora autorizada, desenvolvido para que possa empenhar a função para qual foi contratado, com atividades práticas e teóricas

O contrato entre empregador e aprendiz não pode exceder o tempo de dois anos e nele ainda especifica relações entre salário, calendário de atividades e horário de atividades.

Como saber se minha empresa precisa contratar jovem aprendiz?

Todas empresas de médio e grande porte são obrigadas a destinar uma porcentagem, entre o mínimo e máximo estabelecido na lei do jovem aprendiz, de seu quadro de profissionais para jovens aprendizes, de acordo com a lei do Jovem Aprendiz Atualizada.

Confira todos os detalhes sobre a contratação de jovem Aprendiz em 5 passos simples neste post

lei do jovem aprendiz

Como calcular quantos aprendizes minha empresa precisa segundo a lei?

Para isso, é necessário que se faça o cálculo da cota de aprendizes, levando em consideração o número de funcionários que exercem uma função que demanda a formação profissional, tendo sempre em mente a porcentagem fixa atribuída no texto da lei.

Por exemplo: se a sua empresa possui 20 (vinte) funcionários que tiveram formação profissional, é necessária a contratação de 01 (um) aprendiz.

Para saber quais funções exigem formação profissional, deve-se considerar a Classificação Brasileira de Ocupações (CBO) elaborada pelo Ministério do Trabalho.

Quais jovens se enquadram na Lei do Jovem Aprendiz atualizada?

Todos os jovens entre 14 e 24 anos que buscam o ingresso no mercado de trabalho e que estejam matriculados na escola regular, seja no Ensino Fundamental ou Ensino Médio.

Vale ressaltar que essa exigência de idade não se aplica ao aprendiz PCD e quanto à escolaridade, deve apenas considerar as habilidades e competências relacionadas à função exercida.

lei do jovem aprendiz

Diferença entre o Jovem Aprendiz e o Estagiário

É possível que você esteja se perguntando se o Jovem Aprendiz se trata de um Estagiário e, apesar das características parecerem similares, existem diferenças que fazem com que um termo não se aplique ao outro.

Em ambos os casos há o direito a férias, mas enquanto aprendiz perfaz salário, o estagiário tem direito a bolsa. Outras obrigações ainda se aplicam a um caso e não a outro, como seguro de acidentes pessoais obrigatório para estagiário.

De forma mais simples, pode-se afirmar que o jovem aprendiz está exercendo uma atividade de caráter profissionalizante, enquanto o estagiário uma atividade que tem como objetivo complementar a sua formação acadêmica.

 

Como contratar um jovem aprendiz, segundo a lei atualizada

Contratar um jovem aprendiz requer que a empresa interessada entre em contato com uma entidade qualificada e reconhecida pelo país para instruí-lo a como seguir a lei. 

O CAMPUS Talentos, por exemplo é uma entidade que, além de qualificada, possui um centro de formação técnico-profissional para que seus aprendizes possam aprender e desenvolver habilidades referentes às funções que irão exercer. 

Entre em contato com um especialista [rápido e sem compromisso]: (11) 3814 1402

Onde contratar um jovem aprendiz de acordo com a Lei – Conheça o CAMPUS Talentos

A contratação do jovem aprendiz deve ser feita através de uma entidade qualificada e regulamentada.

O CAMPUS Talentos é uma delas. 

Somos uma organização sem fins lucrativos, que atua no desenvolvimento pessoal e profissional de adolescentes, jovens e adultos em vulnerabilidade socioeconômica desde 1978. Nossa capacitação ajuda jovens e adolescentes em sua primeira oportunidade no mercado de trabalho através de cursos técnico-profissionalizantes.

O CAMPUS Talentos já ajudou mais de 1000 empresas parceiras a inserir mais de 17 mil jovens no mundo de trabalho, garantindo a boa formação de jovens e adolescentes pelo Programa de Socioaprendizagem.

Além disso, desenvolvemos inúmeros projetos sociais que já transformaram a vida de mais de 50 mil pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

Seja uma empresa parceira desta transformação social.

Assista ao vídeo e conheça um pouco mais sobre a nossa história

> Leia também como e onde contratar um jovem aprendiz para a sua empresa

Quais as vantagens para a empresa que contrata um jovem aprendiz?

Tornando-se um parceiro, sua empresa também poderá contar com:

  • Alíquota reduzida de encargo social
  • Contratação do jovem com início imediato
  • Triagem e encaminhamento de jovens previamente qualificados
  • Desenvolvimento do jovem conforme o perfil da sua empresa
  • Suporte para gestores
  • Sua marca associada a um programa social de política pública reconhecida
  • Protagonismo no desenvolvimento socioeconômico do país

 

Ao contratar um jovem aprendiz, sua empresa estará não só ajudando na causa socioeconômica promovida pelo CAMPUS Talentos, mas também em inúmeros outros projetos que temos em nossa sede, englobando desde adolescentes até idosos. 

Buscando oportunidades como jovem aprendiz?

Cadastre-se clicando aqui.

Quer ser uma empresa parceira?

Para conversar com nossa equipe de especialistas na Lei do Aprendiz Atualizada, entre em contato com a nossa equipe através do telefone (11) 3814 1402 ou pelo e-mail corporativo@camppinheiros.org.br ou através do formulário abaixo: 

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.